terça-feira, 3 de novembro de 2009

RODRIGO CURI


Rodrigo Curi é guitarrista do MopTop, uma das bandas que mais ouço no momento. Das brasileiras da atualidade, é uma das poucas que se destacam, com sua sonoridade moderna e dançante, e suas letras de sensibilidade e perspicácia bem charmosas. Pois bem: o moço é o entrevistado da vez (sim, sim, meu caros, este blog alça voos), e fala um pouquinho sobre o trabalho e o universo da banda. Relaxem e leiam.

 
CDOROCK - No Som Brasil, da TV Globo, em homenagem ao Renato Russo, vocês foram apresentados como um banda de “indie rock”. Este não é um termo que hoje soa um tanto vago? O que seria exatamente o estilo indie rock?

RODRIGO - Aqui no Brasil o pessoal mistura tudo. Costumam chamar banda indie aquelas que tocam rock básico e não têm uma preocupação tão grande em se encaixar no padrão exigido pelas grandes mídias. Eu nunca me preocupei com esses rótulos... acho que esse tipo de coisa acaba limitando a criatividade da banda.
CDOROCK - Fãs do indie rock parecem mais voltados para bandas internacionais, enquanto fãs de rock nacional parecem não preferir o tal indie. É difícil formar público para uma banda de indie rock cantado em português?

RODRIGO - Fazer rock em português é bem mais complicado sim, mas acho que o público de “indie rock “ está mais voltado pro rock gringo por conta da oferta, que é muito maior. Isso vale pra qualquer tipo de rock.

CDOROCK - Há quem os compare aos Strokes e até aos Los Hermanos. Essas são realmente influências?

RODRIGO - São algumas. Sou fanático por Los Hermanos e muito fã de The Strokes, mas minhas maiores influências na guitarra são os caras do blues e rock clássico, como Hendrix, Page, Clapton , BB King e Nokie.

CDOROCK - Antes, vocês tinham uma banda chamada DeLux, com músicas em inglês. Por que a transição para álbuns com letras apenas em português?

RODRIGO - Não estava fazendo muito sentido fazer músicas em inglês no Brasil. Era uma tarefa mais fácil, mas a gente ficava realizado de verdade quando conseguia fazer uma coisa legal em português. Abandonamos o nome Delux porque havia muitas bandas com esse nome, e como o trabalho estava ficando sério, achamos melhor usar um que fosse só nosso.


CDOROCK - Vocês estão para lançar um EP com os antigos sucessos em inglês, não é isso? Qual a previsão de lançamento e por que retomar esse caminho? Alguma ambição de carreira internacional?

RODRIGO - Existem planos pra brincar lá fora sim. Já rolaram alguns convites, e a gente tá pensando em aceitar... Esse EP promete muita briga dentro da banda. Escolher as músicas vai ser o mais complicado, pois temos material pra fazer uns 3 discos em inglês...


CDOROCK - E pro próximo álbum, já tem alguma coisa pronta?

RODRIGO - Nada. Só alguns riffs, e alguns rascunhos.

CDOROCK - Como é seu processo de composição, a partir das letras, ou há letras que também são criadas para os seus riffs?

RODRIGO - O principal compositor do Moptop é o Gabriel. Geralmente ele chega com um rascunho, e a banda vai lapidando até ficar ok. Letra é sempre um parto. Geralmente as músicas nascem em inglês “embromation” e nos 45 do segundo tempo ganham uma letra em português.

CDOROCK - Parece-me que o rock jovem a fazer mais sucesso hoje é o Emo, liderado musical e esteticamente por bandas como a Fresno. Seria a Moptop uma banda mais adulta, de pouco apelo adolescente?

RODRIGO - Não sei se o rock tem que ser adulto... Isso foi um elogio, né? Só faço o que gostaria de escutar por aí...

CDOROCK - Com a cada vez maior visibilidade da banda, como ficará a questão do download gratuito das músicas?

RODRIGO - Nosso contrato com a Universal Music não permite esse tipo de distribuição, mas é difícil brigar com a Internet. Sempre vai ter alguém, na melhor das intenções querendo espalhar seu som por aí.


CDOROCK - No primeiro post do seu blog sobre as guitarras que usa na banda, você citava “a única que ainda não havia mexido”. É um aficionado por guitarras? Há muitas no seu acervo? Alguma raridade?

RODRIGO - Quem olha o blog acha que eu tenho um monte de guitarras caras, mas não é verdade... eu gosto de garimpar instrumentos baratos e com potencial, reformar e fazer alguns shows... depois perde a graça e eu passo pra frente. Raridade mesmo só uma Univox Hi Flier de 76.

CDOROCK - Você é artista gráfico, e inclusive é seu o logotipo da Moptop. Faz muitos trabalhos ainda nessa área ou a banda já ocupa todo o seu tempo e paga todas as suas contas?

RODRIGO - Faço sim. Sou formado em desenho industrial, adoro a profissão e ela paga grande parte das minhas contas sim. Não largo nem nas épocas mais movimentadas da banda.

CDOROCK - Embora o blog O Caralho do Rock tenha leitoras mulheres, as bandas ou artistas são sempre abordados sob algum viés gay. É esquisito para você ou para a banda falar especificamente para esse público?

RODRIGO - Não. Pra mim não faz diferença.

Some rights reserved