segunda-feira, 8 de março de 2010

GUY BERRYMAN

Apesar de tudo, algumas bombas do mainstream me passam batidas. Assim como não sei o que é Ciara e desconheço totalmente o nome daquela nova Thalia, sempre estranho quando constato que o Coldplay está no topo do mundo, da música, de tudo. Que são o novo monstro do rock, do pop, que são a grande banda da vez, lá em cima junto com o U2, outra que me causa a mesma estranheza.

Talvez porque seja assim: o Coldplay surgiu comparado ao Radiohead, e o Radiohead é uma banda experimental e alternativa demais para lotar estádios, isso até outro dia, quando eu parava para ler sobre essa banda. Não sei se mudou, mas o grupo do Chris Martin com certeza. Não vi tantas matérias sobre os shows no Brasil, parece que eles ainda não são como a Madonna ou a Beyoncé, ou quem sabe os Rolling Stones, mas causaram um reboliço, não foi, não? Talvez tenha sido eu que desdenhei as reportagens e virei logo as páginas.

Porque Coldplay pra mim ainda é uma banda aguada, de um pop meloso pra tocar em novela. Não é uma banda de rock... Ou então uma banda que se pretendia... alternativa, e que tinha um som mais restrito, direcionado, uma musicalidade menos extrovertida, tipo um U2. Mas então eu percebi que eles estão por toda parte, que fazem sucesso. Incrivelmente fazem sucesso, um estrondoso sucesso. Como o U2.

Eu não me decidi se são alternativos, ou melosos, mas, futucando bem, suas músicas têm um apelo popular bem forte, mas talentoso, são grandes sons, bons sons, uma melodia que leva ao uníssono um estádio lotado. Pois é... pois é.

De tão grandes, não me resta dizer mais nada sobre eles. Alguém aí não sabe quem são, de onde vieram? Quantos discos têm, o mais recente, o primeiro? Creio que não. Mesmo sem querer, sabemos todos quem é o Coldplay.

Pra quebrar um pouco tanta obviedade, notei vida bem mais interessante que Chris Martin pulsando ali na banda. É o baixista Guy Berryman, muito do bonitinho e gostoso. Além do Coldplay, ele também faz parte da Apparatjik (algo como “agente do sistema”, numa língua aí doida), banda fundada para promover um novo programa de TV sobre a Amazônia, mas que anda dando uns pulos para além da proposta inicial. A banda conta ainda com Magne Furuholmen, do A-ha.

Eu ia falar do Chris, juro. Mas ele mesmo diz que o Guy é o único bonito na banda. Vou eu discordar?

Some rights reserved