sábado, 18 de abril de 2015

ELTON JOHN

Ele nasceu Reginald Kenneth Dwight, em Londres. Assumiu o nome artístico Elton John, em homenagem a dois companheiros de sua primeira banda profissional, a Bluesology, formada no início dos anos 1960. De lá para cá, tornou-se um dos cantores mais famosos do mundo, flertando com o jazz, o blues, o pop e o rock, e dono do single mais vendido da história.

A carreira de Elton é tão extensa e diversa que ficaria difícil enumerar todos as fases importantes. Bastaria, quem sabe, nos lembrarmos de que seu auge foi provavelmente nos 1970, quando foi considerado o segundo artista mais importante da década (atrás de Paul McCartney), período em que lançou seu segundo álbum, homônimo, e primeiro de grande sucesso (da canção Your Song), além de Goodbye Yellow Brick Road (1973) e Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy (1975), outros grandes e muito bem colocados lançamentos. Seu mais recente trabalho é The Diving Board (2013), considerado pelas mídias especializadas uma retomada de sua melhor forma.

Durante muitos anos, Elton se destacou pelo talento como instrumentista e compositor, musicando grandes clássicos, entre eles letras do seu parceiro de longa data Bernie Taupin, com quem trabalha desde os primeiros álbuns (Bernie também é autor de A Love that Never Grow Old, vencedora do Globo de Ouro como tema de Brokeback Mountain e Candle in The Wind, aquela do funeral da princesa Diana e o tal single mais vendido de Elton John).

Elton também chamava muita atenção pelo seu visual, sempre extravagante, bem-humorado e provocativo, que lhe rendeu boas especulações a respeito de sua sexualidade. Embora tenha tido alguns envolvimentos com mulheres no início da carreira, assumiu sua homossexualidade e hoje é um ativista, casado oficialmente, tão logo isso foi permitido na Inglaterra, e pai por barriga de aluguel de duas crianças.
Elton também é fundador da Elton John Aids Foundation, fundada na década de 1990. O envolvimento de Elton com a causa dos soropositivos para o HIV se fortaleceu com a contaminação e morte de amigos próximos do cantor, entre eles o vocalista do Queen, Freddie Mercury. Desde então, Elton luta para apoiar a causa, arrecadar fundos de apoio a campanhas de prevenção e combate ao estigma daqueles que convivem com o vírus.

Hoje, aos quase setenta anos, Elton John é considerado pela Billboard o artista solo masculino mais importante de todos os tempos.

Some rights reserved