domingo, 10 de outubro de 2010

JOSH HOMME

É algo no olhar dele. Uma empáfia, uma arrogância, um convite pra briga. Josh Homme não é exatamente bonito: é homem. Talvez seja essa sua arma de conquista. Ele não é o gostosão das capas de revista, ele é o macho atrás de você.

Ele é vocalista e guitarrista da banda Queens of The Stone Age, ou QOTSA, projeto que o tornou famoso. Nascido na “classe trabalhadora” do EUA, estudou em escolas paroquiais e públicas, começou com o rock aos 15 anos, fundando a banda Kyuss. Por desviar da cena marginal de Los Angeles e gostar de dirigir por horas a lugares isolados, e escolher temas mais “sombrios” para suas músicas, já foi chamado de “Kurt Cobain do deserto”.

O QOTSA surgiu por volta de 1996, com o nome de Gamma Ray, e mudou para o nome atual em 1998. Embora considerada ora hard rock, ora stoner rock, Josh, como quase todo músico que se preza, rejeita os rótulos. Ou melhor, afirma que o mais adequado seria “robot rock”, o que a gente ignora. Gêneros já são tão indefiníveis hoje em dia que ninguém precisa de mais um. A banda alcançou um sucesso maior com Songs for the deaf, de 2001. O último álbum é Era Vulgaris, de 2007. Projetos para o lançamento de um novo álbum foram interrompidos e os integrantes trabalham em projetos paralelos. Josh mesmo está com o Them Cooked Vultures, ao lado de Dave Grohl (Foo Fighters) e John Paul Jones (Led Zeppelin).

O bom é que ele está no Brasil, de novo. Veio com o QOTSA para o festival SWU e deve impor seus quase dois metros de altura e sua guitarra a quem estiver por lá. Desta vez, não deve haver ninguém que lhe roube a cena. Em 2001, no Rock in Rio 3, Josh veio acompanhado do baixista Nick Olivieri, que está nos meus sonhos até hoje por tocar pelado. Eu nem olhei pro Josh na época. Até que o Nick saiu da banda e foram surgindo outras oportunidades...

Hoje Josh conseguiu o patamar de lenda do rock. Muitos o consideram um mito da guitarra e do rock atual “de respeito”. A adoração por ele é bem exaltada. Procurando na net, encontrei declarações do tipo “Existem dois tipos de pessoas na Terra: as que acham que Josh Homme é o cara mais foda de todo o universo e os idiotas”. E ainda: “Queria ter um útero pra carregar o filho do Josh Homme”. Sabe... eu também.

Some rights reserved