domingo, 6 de dezembro de 2015

BENJAMIN BOOKER

Benjamin é um lindinho de Virginia, EUA, com uma voz suja como a dos punks e um som com muita influência do soul e do garage rock. Passou a adolescência frequentando clubes punks e desapontou os pais quando mergulhou de vez na música.

Filho de pais conservadores, o rock não era bem o que eles esperavam de Benjamin. A canção Have You Seen My Soon? trata um pouco dessa relação, que incluiu também conflitos por conta do envolvimento de Benjamin com bebidas e drogas. Até hoje seus pais se mostram um tanto indiferentes a sua carreira. Quando Benjamin apareceu pela primeira vez num conhecido programa de entrevista, a mãe dele apenas comentou “Eu vi, mas não entendi nada do que você cantou”.

Por um lado, “não entender nada” não chega a ser ruim para Benjamin, como ele mesma ironicamente já observou, já que o conservadorismo dos pais realmente poderia entrar em colapso com canções como Violent Shiver, que começa relatando uma asfixia erótica.

Seu álbum de estreia, homônimo, foi lançado em 2013, e desde então Benjamin tem se destacado, com suas performances em festivais sendo muito elogiadas por revistas especializadas, que o consideram como uma das melhores promessas do rock.

Como o rock tem uma certa carência de nomes negros na cena, Benjamin por vezes é classificado como blues, mas recusa o rótulo. Diz que não gosta de tudo do estilo e sua pegada é mesmo mais punk.

Com certeza. Benjamin Booker renova a cena ao trazê-la de volta às origens e descontamina um pouco a ideia, sobretudo americana, de que o rock é branco e a “black music” é outra coisa. Benjamin Booker promete, e a gente aqui já gosta do que espera.

Fotos: Inernet

Some rights reserved